
Emigrantes podem vir de férias sem recear quarentena
Executivo desdobra-se em garantias sobre viagens de automóvel da comunidade portuguesa em França. Já na Madeira, Governo Regional insiste no confinamento obrigatório de viajantes.
Executivo desdobra-se em garantias sobre viagens de automóvel da comunidade portuguesa em França. Já na Madeira, Governo Regional insiste no confinamento obrigatório de viajantes.
As visitas a idosos em lares voltam a estar autorizadas a partir de hoje, um regresso há muito pedido pelas IPSS, mas que as Misericórdias consideram precoce, apesar das limitações impostas, e há quem reconheça não estar preparado.
O país entra esta segunda-feira na segunda fase do plano de desconfinamento, no qual está prevista a abertura de escolas secundárias e de creches. Nada será como antes: máscaras todo o dia, limpeza redobrada, distanciamento entre todos e comida embalada. Governo diz que se trata de um ensaio para o próximo ano letivo.
Fora da União Europeia, o tráfego aéreo fica permitido somente para os países de expressão oficial portuguesa. Devido à diáspora portuguesa, os voos para o Reino Unido, os Estados Unidos da América, a Venezuela, o Canadá e a África do Sul, também são permitidos.
No âmbito do controlo das fronteiras, estão impedidas as deslocações turísticas e de lazer entre Portugal e Espanha, sendo apenas permitida circulação de transportes de mercadorias e de trabalhadores transfronteiriços.
Os festivais estão proibidos "até 30 de setembro de 2020". A decisão, tomada pelo Governo, será entretanto votada na AR. Haverá vale para portadores de bilhetes de espetáculos cancelados.
Os turistas podem optar pela remarcação imediata das viagens ou pela emissão de um vale, a utilizar até 31 de dezembro de 2021. Se não usarem o vale até essa data, têm direito ao reembolso monetário no prazo de 14 dias.